O Saúde e Você desta semana está imperdível! Em papo super esclarecedor, Duda Rodrigues conversa com o cardiologista Decarthon Vitor que explica as causas da hipertensão.
“A maioria dos casos possui relação com a genética, somado aos fatores de risco e ao estilo de vida. Porém, alguns pacientes podem ter uma doença de base que faz com que a pressão aumente e ocasione a hipertensão. Nesses casos, ao tratar a enfermidade, a pressão alta é tratada também“, de acordo com o médico.
Então questionado sobre a relação entre o infarto e o aumento anormal da pressão, o especialista explica que isso ocorre quando a hipertensão começa a machucar os vasos sanguíneos.
“Uma vez que eles estão lesionados, uma inflamação pode ocorrer, de modo que a artéria fique entupida. Essa obstrução faz com que o fluxo sanguíneo fique mais lento, gerando um pico de estresse que culmina no infarto. Por isso, é crucial que, ao ter dor no peito, principalmente se você é hipertenso ou tabagista, procure um pronto atendimento“, conforme Decarthon.
Por fim, sabendo da importância de parar de fumar. Duda Rodrigues recebe também a médica e psiquiatra Karine Cunha, que explica os impactos emocionais dessa obsessão.
“É uma dependência física e psicológica também. Parar de fumar é sempre muito difícil, porém, parar abruptamente é ainda mais difícil, porque os sintomas de abstinência são muito intensos”, de acordo com Karine.
A terapeuta ainda explica “O ideal é a pessoa estar motivada, querendo mesmo parar com o tabaco. Recomendamos a visita a um psiquiatra, para dar início ao tratamento desse vício“.