Para finalizar o ‘Especial Mulheres’ da CARAS Brasil com chave de ouro! Nossa última convidada é Maria da Penha, vítima de violência doméstica em 1983 que dá o nome à lei contra a violência contra mulher. E também, líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres.
Na entrevista, vários assuntos foram tratados e a farmacêutica fala sobre sua história. Assim como sua luta em relação à lei Maria da Penha. “Ele (seu agressor) saiu do fórum em liberdade. Foi um momento de muito sofrimento e decepção e eu pensava no futuro das minhas filhas”, desabafou Maria.
Sobre a cultura da violência contra a mulher e o machismo na sociedade, Maria da Penha deu seu ponto de vista sobre o assunto. “Deve haver um investimento em educação para desconstruir uma cultura do machismo.”, de acordo com Maria da Penha.
Em seguida complementa, “Tudo que se observa hoje é tema do machismo, uma cultura onde as mulheres são subjulgadas e precisa ser desfeito. É repetitivo quando um rapaz conviveu com avô e avó e avô batia na avó, o pai bateu na mãe e era silenciado. E ele aprendeu a se comportar dessa maneira. É necessário desconstruir essa cultura na família”, desabafou Maria.
Por fim, para conferir toda história de Maria da Penha e conhecer mais sobre sua luta diária, sobre a lei e mais confira a entrevista completa.